Anúncio

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

2012

Muita gente se questiona sobre o que poderá ocorrer no ano de 2012, embora eu não lembre de ninguém que me tenha perguntado algo a respeito. Julgo isto como a mais completa ignorância quanto ao assunto. Apenas isso. O que quero dizer é que muita gente não sabe nada sobre 2012, ciclos evolutivos, calendário maia, planos governamentais, vida extraterrestre etc. 

Na verdade a sociedade anda bastante alienada. Grande parte dos acadêmicos de hoje estão apenas “copiando” material editado, sem desenvolver nada. Alguém poderá argumentar sobre as pesquisas. Direi que as “pesquisas”, em grande número, são muito específicas e realizadas apenas como requisito para alguma coisa. A população em geral tem outras preocupações mais "concretas" e não se preocupa em questionar e pensar a fundo sobre a vida.

Não é meu objetivo me alongar sobre isso e tecer evidências a meu favor. Na verdade falo para uma minoria. 

Estudando o Cosmo há bastante tempo, assim como o ser humano, cheguei à conclusão de que também não sei de quase nada. Não é falsa humildade. 

Muitas teorias estão tombando, uma atrás da outra. 

De novo, vamos ao que me propus, para não fugir do assunto. 

2012 é um símbolo e uma data no Calendário Cósmico. Ele sinaliza um ciclo. Mas não vamos pensar como se ciclos pudessem acabar em um dado dia ou ano. Não existe uma linha divisória claramente delimitada. Os ciclos se fundem um ao outro. 

O mundo não vai terminar em 2012. Nosso mundo, a Terra, só irá literalmente acabar daqui a bilhões de anos, quando o Sol estiver velho. 

Ah! Mais os maias não falam de um fim de mundo! Muito bem. Falam de ciclos, de renovação. Detendo-me apenas na natureza, posso dizer que estamos vivendo um ciclo de agitação. O Sol está entrando em novo período de atividade. Talvez a maior dos últimos 8 mil anos. Portanto, teremos grandes tempestades solares. Geologicamente, a Terra também passa por um período agitado (ver neste próprio blog). Teremos mais terremotos (sim, sempre houve terremotos) e mais vulcões entrarão em atividade. 

Agora, analisando o fator humano, somos forçados a identificar um caso atípico: nunca, em toda a história da humanidade, poluímos tanto, nunca as florestas e matas foram tão devastadas. 

Mudamos o clima (isso sem falar no Projeto Haarp) e estamos mudando o modo como nos relacionamos devido à violência, internet e competição. 

Isso muda a Terra. 

Há muitos perigos. Temos, hoje, grande quantidade de armas nucleares. Podemos aniquilar a espécie humana, levando outras espécies junto. 

Todas essas coisas, assim como muitas mais (que não vou comentar agora) contribuem para a mudança de ciclo. A humanidade, assim como as pessoas, também tem as fases de infância, adolescência e vida adulta. Ainda não chegamos à idade adulta. 

Pensemos nisso, antes de criticar quem acha que algo vai acontecer. É óbvio que há quem exagere e se deixe levar pela imaginação. 

Mas o tempo urge e já vou terminando (por hora). Aliás, muita gente, hoje, deve estar planejando comprar uma TV nova, de preferência de LED, e eu não vou atrapalhar. 

Cesar Coelho - Psicólogo
Licença Creative Commons
O trabalho 2012 foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário